35 Curiosidades aleatórias sobre os desertos



Dotados de tamanho e mistérios, os desertos preenchem mais de 15% de todo planeta. Sendo desde  arenosos, rochosos até cobertos de gelo, existem algumas variações interessantes sobre os seus diversos estilos.

Sua baixa proporções de recursos, limita e afasta grande parte do contingente humano. Algumas de suas inúmeras características entediantes tornam este bioma bastante interessante e é o que você verá agora nesta matéria.

1 - Um deserto é definido como qualquer lugar na terra que receba precipitação extremamente baixa (ou seja, chuva ou neve). Um deserto normalmente recebe menos de 40 centímetros (16 polegadas) de precipitação por ano.

2 - Existem dois tipos de deserto, ou seja, desertos quentes e desertos frios. Os desertos frios são encontrados nas regiões polares da terra. Eles são os desertos árticos e antárticos. Os desertos frios são também referidos como desertos polares.

3 - Cerca de um terço da superfície da Terra está coberta de desertos.

4 - O tamanho total dos desertos está aumentando. Cerca de 46.000 quilômetros quadrados de terra são transformados em deserto a cada ano. Isso é resultado das mudanças climáticas e das atividades humanas, como derrubar florestas.

5 - O maior deserto do mundo é o deserto antártico. Abrange uma área de 13,8 quilômetros quadrados em torno do Pólo Norte. O segundo maior é o Deserto Ártico, que cobre uma área de 12,7 quilômetros quadrados em torno do Pólo Norte.



6 - O maior deserto quente do mundo é o Saara. Abrange uma área de 9,4 quilômetros quadrados e abrange 12 países do norte da África.

7 - O menor deserto do mundo é o deserto de Carcross. Localizado em Yukon, no Canadá, este deserto é de apenas 1 milha quadrada (640 km) de tamanho.

8 - O Saara é considerado o lugar mais quente da Terra. As temperaturas médias variam entre 40 e 47 ° C. A temperatura mais alta já registrada no Saara foi de 58 ° C em 1913. É a mais alta temperatura atmosférica já registrada na Terra.

9 - O deserto mais árido do mundo é o Deserto do Atacama, no Chile. Partes deste deserto não receberam chuva desde que os registros começaram. Os cientistas acreditam que partes do Atacama estão em extrema desertificação há mais de 40 milhões de anos.

10 - O deserto mais frio do mundo é o deserto antártico. A temperatura média no inverno é de -49 ° C. No entanto, em 2010, registrou-se uma temperatura de -94,7 ° C e, em 2013, uma temperatura de -92,9 ° C. Estas são as duas temperaturas atmosféricas mais baixas já registradas em qualquer lugar da Terra.



11 - Embora seja um dos lugares mais secos da Terra (com menos de 20mm de chuva por ano), o deserto antártico contém cerca de 90% da água doce da Terra. Essa água é encontrada no manto de gelo permanentemente congelado da Antártida.

12 - Apesar de parecerem desertos, os desertos costumam ter um ecossistema incrivelmente diverso. De fato, os únicos outros lugares na terra com ecossistemas mais diversos que os desertos são as florestas tropicais. Desertos são frequentemente o lar de uma variedade de plantas, mamíferos, répteis e insetos
13 - Os primeiros ovos de dinossauro foram descobertos no Deserto de Gobi em 1923. O Deserto de Gobi está localizado em partes do noroeste da China e do sul da Mongólia. É o quinto maior deserto do mundo. Foi criado à sombra dos Himalaias, quando as montanhas altas impediram que a chuva atingisse Gobi.

14 - O Deserto de Gobi é o deserto que mais cresce no mundo. Está se expandindo em mais de 1.300 milhas quadradas. Sua expansão é atribuída a práticas extremas de cultivo e mudanças climáticas.

15 - Apesar de ser o local mais seco da Terra, o Deserto do Atacama suporta cerca de 1 milhão de habitantes. Estes habitantes sobrevivem principalmente da extração de água de aquíferos (riachos subterrâneos) para cultivo. Eles também criam animais como lhamas e alpacas.



16 - O Deserto da Namíbia, localizado na Namíbia - África Austral é considerado o deserto mais antigo do mundo. Considera-se entre 55 e 80 milhões de anos. Comparativamente, o Sahara - que tem entre 2 e 3 milhões de anos - é muito mais jovem.

17 - O deserto da Namíbia tem as maiores dunas de areia do mundo. Algumas dessas dunas de areia têm até 300 metros de altura. Além de ser alta, as dunas de areia também são extremamente espetaculares e são uma atração popular para os amantes da natureza.

18 - O deserto de Aralum no Uzbequistão é atualmente o deserto mais jovem do mundo. Criado inteiramente devido a perturbações provocadas pelo homem, este deserto (que tem cerca de 45.000 quilómetros quadrados) tem menos de 50 anos.

19 - Evidência científica mostra que o Saara está realmente encolhendo. Especialistas que estudaram o deserto por mais de 30 anos descobriram que as bordas do deserto estão se tornando mais verdes. Esse encolhimento é atribuído às mudanças climáticas.

20 - O Deserto de Mojave é o deserto mais seco dos Estados Unidos. Tem uma precipitação anual de cerca de 5 polegadas. É também o lar do Vale da Morte - considerado o lugar mais quente, seco e mais baixo da América do Norte.



21 - O Deserto de Aralkum é o deserto mais tóxico do mundo. Isso porque tem grandes depósitos de pesticidas, fertilizantes, produtos químicos e escoamento de fazendas e cidades em cinco países da Ásia Central e no Afeganistão.

22 - Um dos animais mais resistentes do deserto, é a tartaruga do deserto, encontrada no Deserto de Mojave. Uma tartaruga adulta pode tolerar temperaturas acima de 50 ° C e pode sobreviver sem água por até um ano.

23 - O recorde mundial de atravessar o Saara de bicicleta foi estabelecido por Reza Parkravan - um analista de segurança do mercado londrino de 36 anos - em 2011. Ele percorreu 1.084 milhas em 13 dias, 5 horas, 50 minutos e 14 segundos. Ele partiu da Argélia, atravessou o Níger e o Chade; e terminou sua jornada no Sudão.

24 - O país com a taxa mais rápida de desertificação é a China. Quase 1.000 quilômetros quadrados de terra chinesa se transformam em desertos a cada ano. A taxa é mais alta nas áreas ao redor do deserto de Gobi.

25 - Os bosquímanos do deserto do Kalahari (na Namíbia) adaptaram-se à extrema falta de água. Eles usam uma raiz específica chamada “Bi!”, Que é uma fonte de hidratação. O Bi (também conhecido como a raiz do leite) é uma lâmpada que tem um líquido de leite. As pessoas bebem o líquido para se manterem hidratadas nas temperaturas extremas.



26 - A cobra mais feroz do deserto é a Taipan do Interior. Encontrada nos desertos da Austrália, é considerado por alguns cientistas como a cobra mais venenosa do mundo. Só em um única mordida ela pode injetar veneno suficiente para matar 80 (sim, oitenta) pessoas. Isso é quase 20 vezes mais potente que o veneno da Cobra Real.

27 - Já o inseto deserto mais perigoso é o Killer Bee. Também conhecido como abelhas melíferas africanizadas, esses insetos se movem em enxames que consistem em até 900.000 abelhas. Eles também são bastante temperamentais - e são conhecidos por ferir humanos até a morte. Quando atacada por abelhas assassinas, a melhor opção é cobrir o rosto e correr para o abrigo mais próximo.

28 - O maior pássaro do deserto é o Avestruz. Encontrado nos desertos da África, Austrália e Arábia. O avestruz é também o mais perigoso pássaro do deserto. Isso pode soar até como algo surpreendente, já que os avestruzes são geralmente conhecidos por serem gentis e tímidos. No entanto, eles podem se tornar agressivos, especialmente quando seus ovos ou jovens são ameaçados. Os avestruzes têm um chute poderoso. Eles também têm 30 cm de comprimento garras que são grossas e fortes. Estas garras podem facilmente estripar um animal.

29 - O predador mais voraz do deserto é o cão selvagem africano. Mais presente nos desertos da África, esses animais caçam em matilhas de até 40 animais. Em seu cartel de caça estão principalmente avestruzes, raposas, gnus, javalis e antílopes. Embora raramente ataquem humanos, eles podem não hesitarão o ataque se estiverem extremamente famintos. Sobreviver a um ataque de cão selvagem africano é quase impossível - eles são rápidos, cruéis e vorazes.

30 - O deserto do Ártico tem cerca de 700 plantas e 120 espécies de animais. As plantas incluem líquenes, ervas e arbustos. Os animais incluem mamíferos, aves, répteis e até peixes. Por exemplo, alguns dos mamíferos encontrados no deserto do Ártico incluem raposas árticas, ursos polares, lobos, esquilos, lebres árticas, ratazanas, lemingues, renas, focas, morsas e baleias.



31 - Durante o verão no deserto do Ártico, o sol não se põe durante 60 dias. Apenas continua pairando no horizonte. Isso significa que, mesmo à meia-noite, você pode ver o sol. Isso deu ao deserto do Ártico o apelido de "Terra do Sol da Meia-noite".

32 - A Cascavel-chifruda é uma das cobras mais originais do deserto. Encontrada principalmente no deserto do Saara, esta víbora de chifres é conhecida por seus lendários movimentos laterais. Este movimento é uma adaptação para se mover rapidamente sobre a areia do deserto.

33 - O Escaravelho é talvez o inseto mais incomum do deserto. Conhecido pela maioria das pessoas por seu nome menos glamouroso: "besouro de esterco", é um inseto vive quase exclusivamente de resíduos animais. É mais conhecido por enrolar excrementos de animais em bolas redondas. Essas bolas são o que alimenta. Em alguns casos, eles simplesmente abrem um buraco em uma pilha de esterco e a transformam em sua casa. Isso significa que, quando eles sentem fome, simplesmente eles não hesitam em devorar a sua casa.

34 - O Espreitador da Morte é a espécie de escorpião mais venenosa do mundo. Este escorpião amarelado e translúcido (também conhecido como escorpião do deserto Naqab e escorpião amarelo palestino) é encontrado nos desertos de Naqab, Arábia, Saara e numerosos desertos dos EUA. O Espreitador da Morte caça quase exclusivamente à noite. Sua picada é extremamente dolorosa e o veneno é tóxico o suficiente para matar uma criança ou uma pessoa idosa.

35 - A ultramaratona mais extrema do mundo é realizada anualmente no deserto do Saara. Ela é chamada de Marathon des Sables e foi batizada como "A mais difícil da Terra". O trajeto envolve uma caminhada de 156 quilômetros pelo Saara, durante um período de seis dias.

Siga - @1001duvidas no Instagram e aproveite os melhores conteúdos!

Postar um comentário

0 Comentários