Já se perguntou para que serve o umbigo?



Qual a função, finalidade do umbigo? Porque ele está ali? Enquanto o seu coração bombeia o sangue para todo o seu corpo, seus cílios protegem seus olhos e seus pulmões permitem que você respire, todas as outras partes do seu corpo estão ai por alguma serventia bem especial, mas bem no meio do seu abdômen, um indivíduo chama a atenção. Se o umbigo foi de extrema serventia antes de nascermos sabemos bem disso, mas o que ele ainda esta fazendo lá?

Conecte-se com a Rede 1001Dúvidas

·         SIGA 1001DÚVIDAS NO INSTAGRAM
·         SIGA 1001DÚVIDAS NO FACEBOOK
·         SIGA 1001DÚVIDAS NO TWITTER


Segundo a ZME Science, quando você ainda era um pequeno feto, seu umbigo funcionava como um portal para dentro de você sendo conectado pela sua barriga. A partir dele o cordão umbilical "ligava você" a placenta na parede uterina da sua mãe. Dessa forma, era possível através deste cordão, que todos os nutrientes e oxigênios necessários para os seus primeiros dias fossem transportados. E de quebra ainda você podia enviar o "seu lixo".

Logo após o seu nascimento, o seu cordão umbilical foi cortado criando uma pequena protuberância que deixou para trás algum tecido cicatricial mesmo após a cicatrização. Embora talvez você tenha ouvido falar que o formato do umbigo é resultado direto das habilidades em tesoura do médico, isso não é verdade. Para o Dr. Dan Polk neonatologista americano, a forma do umbigo "tem a ver com a quantidade de pele do bebê que levada ao cordão umbilical pelo corpo do bebê".

Independentemente seja qual for a aparência do seu umbigo, você certamente não usa ele diariamente. No entanto, se você cursou anatomia, medicina ou outro campo relacionado, poderá compreende-lo como o ponto central pelo qual o abdômen é dividido nas seguintes regiões: Superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo. Outra maneira de classificar esta área, é dividindo em nove regiões - incluindo as regiões hipocondríaca, lombar, ilíaca, epigástrica e hipogástrica - com a região umbilical no centro.

Esta legenda explicará você melhor


1 Região hipocondríaca direita


2 Região lombar direita

3 Região inguinal direita

4 Região epigástrica

5 região umbilical

6 Região hipogástrica (púbica)

7 região hipocondríaca esquerda

8 região lombar esquerda

9 Região inguinal esquerda

*Traduzido por 1001Dúvidas


Funções alternativas

Em alguns casos o umbigo pode ter algumas eventuais funções, como abertura para cirurgia laparoscópica, o que evita criar cicatrizes em outras partes do abdômen.

O umbigo também possui grande renome fora do campo da medicina, se você já frequentou aula de ioga ou pilates, talvez você tenha ouvido falar em centro de equilíbrio ou centro de gravidade. Como o umbigo localiza-se bem acima dos músculos abdominais, os instrutores costumam menciona-lo quando eles querem que você acesse o seu núcleo, o qual ajuda você se equilibrar.

Bem, sabemos mesmo que amados por uns mas odiados por outros, o umbigo também possui o seu valor. Por mais que sejam acumuladores de sujeira (problema que não é difícil de ser resolvido), o umbigo possui suas tais serventias que você nem imaginava. Curtiu? Envie esta matéria para os seus amigos mais ávidos por conhecimento. Garantimos que ele vai adorar!

Mental Floss
Imagem – Blausen Medical/Wikimedia Commons 

Postar um comentário

0 Comentários